São Paulo Nathalia
31-08-16 71 Acessos

Inserir seu nome/contato:: Nathalia Ribeiro

Inserir seu email:: [email protected]


A última Conferência de Clima COP 21, realizada em Paris em dezembro do ano passado, colocou o Brasil em uma posição desafiadora para o segmento sucroalcooleiro. As metas acordadas durante o evento preveem a produção anual de cerca de 54 bilhões de litros de etanol em 2030, quase o dobro da produção atual. 

De acordo com a União da Indústria da Cana de Açúcar (ÚNICA), para que essa meta seja cumprida serão necessárias ao menos 75 novas unidades produtoras de etanol e a geração de mais de 750 mil empregos, entre diretos e indiretos. O número deixa o setor otimista, mesmo com as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, com fechamentos de usinas e pouco investimento no segmento. 

Alternativas à cana para a produção de etanol também devem se fortalecer no bom momento que o mercado enfrentará para atingir as metas traçadas no COP 21. Uma delas é o Sorgo Malibu, produzido pela Nexsteppe, empresa dedicada ao desenvolvimento pioneiro de sementes para as indústrias de bioenergia, biocombustíveis e bioprodutos. 

O Sorgo Etanol Malibu possui alta concentração de açúcares e capacidade produtiva de etanol chegando a 3mil L/ha (Litro por hectare). Como tem boa arquitetura vegetativa, possibilita plantios em espaçamentos de 45 a 50 cm e o cultivo pode ser realizado com os mesmos equipamentos das culturas de milho, soja e amendoim. Complemento à cana na produção de etanol, o sorgo tem as vantagens de ter um ciclo mais rápido – de 90 a 120 dias, ser mais resistente a mudanças climáticas e ser uma matéria-prima dedicada a este fim. O produto pode ser cultivado em áreas de renovação de canavial e em áreas de rotação de culturas sendo uma opção para início de safra, permitindo que o agricultor complemente seus rendimentos durante este período e que as usinas consigam chegar ao seu volume máximo de produção.  

  Enviar mensagem


QR code

Anúncios relacionados

Procura por biogás para produção de energia pode crescer nos próximos anos

Procura por biogás para produção de energia pode crescer nos próximos anos O mercado de biogás no Brasil é bastante promissor se comparado a outros países mais desenvolvidos. Estima-se um potencial para produzir 23 bilhões de m³/ano, sendo 12 bilhões de… São Paulo

Sorgo Etanol é aliado dos agricultores no período de La Niña

Sorgo Etanol é aliado dos agricultores no período de La Niña  A ocorrência de fenômenos naturais como El Niño e La Niña tem grande influência na safra da cana-de-açúcar e outras culturas. No ano passado, o El Niño trouxe mais umidade para a região… São Paulo

RSS AMBIENTAL MERCANTIL

ESTATÍSTICA

80672 visualizações

546 Anúncios

674 usuários

NEWSLETTER

Será enviado um email de ativação (atenção: pode ser que ele entre na sua caixa de spam).