Banner

São Paulo Nathalia
31-08-16 69 Acessos

Inserir seu nome/contato:: Nathalia Ribeiro

Inserir seu email:: [email protected]


A última Conferência de Clima COP 21, realizada em Paris em dezembro do ano passado, colocou o Brasil em uma posição desafiadora para o segmento sucroalcooleiro. As metas acordadas durante o evento preveem a produção anual de cerca de 54 bilhões de litros de etanol em 2030, quase o dobro da produção atual. 

De acordo com a União da Indústria da Cana de Açúcar (ÚNICA), para que essa meta seja cumprida serão necessárias ao menos 75 novas unidades produtoras de etanol e a geração de mais de 750 mil empregos, entre diretos e indiretos. O número deixa o setor otimista, mesmo com as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, com fechamentos de usinas e pouco investimento no segmento. 

Alternativas à cana para a produção de etanol também devem se fortalecer no bom momento que o mercado enfrentará para atingir as metas traçadas no COP 21. Uma delas é o Sorgo Malibu, produzido pela Nexsteppe, empresa dedicada ao desenvolvimento pioneiro de sementes para as indústrias de bioenergia, biocombustíveis e bioprodutos. 

O Sorgo Etanol Malibu possui alta concentração de açúcares e capacidade produtiva de etanol chegando a 3mil L/ha (Litro por hectare). Como tem boa arquitetura vegetativa, possibilita plantios em espaçamentos de 45 a 50 cm e o cultivo pode ser realizado com os mesmos equipamentos das culturas de milho, soja e amendoim. Complemento à cana na produção de etanol, o sorgo tem as vantagens de ter um ciclo mais rápido – de 90 a 120 dias, ser mais resistente a mudanças climáticas e ser uma matéria-prima dedicada a este fim. O produto pode ser cultivado em áreas de renovação de canavial e em áreas de rotação de culturas sendo uma opção para início de safra, permitindo que o agricultor complemente seus rendimentos durante este período e que as usinas consigam chegar ao seu volume máximo de produção.  

  Enviar mensagem


QR code

Anúncios relacionados

Sorgo Etanol é aliado dos agricultores no período de La Niña

Sorgo Etanol é aliado dos agricultores no período de La Niña  A ocorrência de fenômenos naturais como El Niño e La Niña tem grande influência na safra da cana-de-açúcar e outras culturas. No ano passado, o El Niño trouxe mais umidade para a região… São Paulo

Procura por biogás para produção de energia pode crescer nos próximos anos

Procura por biogás para produção de energia pode crescer nos próximos anos O mercado de biogás no Brasil é bastante promissor se comparado a outros países mais desenvolvidos. Estima-se um potencial para produzir 23 bilhões de m³/ano, sendo 12 bilhões de… São Paulo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:

Estatísticas

73135 visualizações

549 Anúncios

668 usuários

RSS AMBIENTAL MERCANTIL