AQUI TEM CONTEÚDO DE QUALIDADE: COMPARTILHE!

PublicidadePublicidade






São Paulo GAIA GreenTech
20-07-21 501 Acessos

Contato/Nome:: CEO & Co-founder | Thalita Braga

EMAIL DE CONTATO: : thalita@gaiagreentech.com


Foco em soluções tecnológicas e sustentáveis para o descarte e logística reversa de resíduos eletroeletrônicos (REEE).

A GAIA GreenTech é uma startup brasileira que trabalha para revolucionar a destinação e o tratamento dos REEE e mudar o status quo da reciclagem no Brasil. A empresa nasceu em 2018, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), interior de São Paulo, com o intuito de preencher a lacuna observada no tratamento dos resíduos eletroeletrônicos no país.

Segundo o relatório The Global E-waste Monitor (2020), até 80% dos REEE do mundo tem destino incerto, é descartado no lixo ou comercializado no mercado ilegal. Só no ano de 2019 foram geradas 53,6 milhões de toneladas, o equivalente ao peso de mais de 5.000 Torres Eiffel. Já no Brasil, maior gerador de REEE da América Latina e quinto maior do mundo, são 2,1 milhões de toneladas geradas por ano e somente cerca de 2 a 3% desse montante é reciclado corretamente (The Global E-waste Monitor, 2020).

A GAIA trabalha para mudar esses dados!

Ao perceber as dificuldades relacionadas à coleta, falta de incentivos e locais para que a população descarte corretamente seus equipamentos, como celulares, computadores e tablets, a startup desenvolveu caixas coletoras (GAIA Boxes) para receber os eletrônicos de pessoa física e uma plataforma de recompensas, que promove incentivos para que as pessoas descartem. 

MISSÃO: trabalhar oferecendo soluções tecnológicas na logística reversa dos REEE, promovendo a economia circular.

VISÃO: mudar o status quo da reciclagem e promover uma transformação digital na logística reversa dos REEE.

VALORES: excelência, honestidade, transparência, sustentabilidade e inovação.

Na GAIA, acredita-se muito na revolução através da informação e da educação ambiental. Como o consumidor tem um papel fundamental na gestão responsável dos REEE e dos resíduos sólidos como um todo, é essencial que este tenha acesso a conteúdos informativos e educativos para entender o seu papel e a importância dele. Sendo assim, a startup preza por uma comunicação clara e acessível em suas mídias, buscando sempre elucidar novas dúvidas e desafios relacionados à gestão dos REEE e à sustentabilidade.

SOLUÇÕES:

A PLATAFORMA

Pioneira no Brasil, a Plataforma GAIA Recompensa promove a gestão e integração de canais de descarte (GAIA, Associações, Fabricantes e Varejistas), permite rastrear o caminho dos eletrônicos descartados, garantindo a destinação segura e correta, além de oferecer benefícios pelo descarte responsável ou doação para causas socioambientais.

A GAIA BOX

As GAIA Boxes estão localizadas em shoppings, universidades, lojas, escritórios, condomínios entre outros estabelecimentos parceiros e de acesso público na cidade de São Carlos, no interior do estado de São Paulo, oferecendo canais de descarte de REEE para a população. Atualmente, a startup se prepara para iniciar uma expansão para outras cidades e estados.

Você descarta seus eletrônicos na GAIA Box, acompanha a jornada de seus dispositivos e recebe recompensas ou apoia uma causa socioambiental.

Quais eletrônicos a GAIA recebe? Carregador, fonte, celular, smartphone, desktop, fones de ouvido, impressora, monitor, mouse, teclado, notebook, tablet.

Na GAIA, segue-se os princípios da Economia Circular, utilizando estratégias como reuso e reparo. Quando a vida útil do eletrônico chega ao fim: reciclagem. Dessa forma, contribui-se para minimizar os impactos ambientais, manter os produtos e materiais em uso e regenerar os sistemas naturais.

É seguro descartar com a GAIA? Os eletrônicos destinados aos reuso são formatados sem acesso aos arquivos remanescentes. Os eletrônicos destinados à reciclagem são desmontados e os dispositivos de memória são destruídos.

COMPENSAÇÃO DO IMPACTO DE ELETRÔNICOS DO SETOR CORPORATIVO: 

CRÉDITOS DE LOGÍSTICA REVERSA

A startup oferece também a compensação do impacto de eletrônicos de empresas, através dos créditos de logística reversa. O Selo GAIA certifica que a empresa cumpre com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) e com o Acordo Setorial para a Implementação de Sistemas de Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos.

SOLUÇÕES DE PROJETOS DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO (P&DI)

Visando a valorização dos resíduos eletroeletrônicos e a criação de matérias-primas sustentáveis, a GAIA desenvolve soluções de projetos P&DI.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o trabalho da GAIA?

Acesse o site ou entre em contato por telefone ou e-mail:

+55 16 99628-5289 | thalita@gaiagreentech.com

https://www.gaiagreentech.com/

Rua Aquidaban, 1 - Centro - São Carlos, São Paulo, SP, Brasil

  Enviar mensagem


QR code

GAIA GreenTech | Gestão inteligente e incentivos ao descarte responsável de eletrônicos Mapa

Visualização do mapa.

ANÚNCIOS RELACIONADOS

Lixo eletrônico descarte correto

WN Recicla está situada na zona leste de São Paulo há mais de 25 anos. Especializada no comércio e reciclagem de eletro e eletrônicos, equipamentos de informática e tudo acerca. O QUE COLETAMOS?                                  INFORMÁTICA Ø … São Paulo

CONECTE-SE COM A GENTE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SIGA-NOS NO TWITTER

SIGA-NOS NO LINKEDIN

CONECTE-SE COM A GENTE

CANAIS INTEGRADOS AMBIENTAL MERCANTIL ©2016-2021. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POWERED BY SUPPLYgoGREEN TECHNOLOGIES FOR A GREEN WORLD ®2020-2021 CREATING VALUES TOGETHER, WE CAN CHANGE THE WORLD. JOIN US!