A

Acompanhamento de eixos duplos

Um sistema de rastreamento de arrays fotovoltaicos capaz de rodar independente sobre dois eixos. É basicamente uma estrutura mecânica com outros dispositivos como motores, drives, sensores, atuadores, etc.

Agendamento

A prática geral de garantir que um gerador está comprometido e disponível quando necessário. Pode também referir-se à programação das importações ou das exportações de energia para dentro ou para fora de uma área de balanceamento.

Ângulo de azimute

O ângulo de azimute é a direção da bússola a partir da qual a luz solar está chegando. No meio-dia solar, o sol está sempre diretamente ao sul no hemisfério norte e diretamente ao norte no hemisfério sul. O ângulo de azimute varia ao longo do dia, como mostrado na animação abaixo. Nos equinócios, o sol nasce diretamente para o leste e se põe diretamente a oeste, independentemente da latitude, fazendo assim os ângulos de azimute 90 ° ao nascer do sol e 270 ° ao pôr do sol. Em geral, no entanto, o ângulo de azimute varia com a latitude e época do ano.

Ângulo de declinação

O ângulo de declinação, denotado por δ, varia sazonalmente devido à inclinação da terra em seu eixo de rotação e a rotação da terra ao redor do sol. Se a terra não fosse inclinada em seu eixo de rotação, a declinação seria sempre 0 °. No entanto, a terra é inclinada por 23,45 ° e o ângulo de declinação varia mais ou menos esta quantidade. Somente nos equinócios da primavera e da queda é o ângulo de declinação igual a 0 °.

Ângulo de inclinação

O ângulo em que uma matriz fotovoltaica está definida para enfrentar o sol em relação a uma posição horizontal. O ângulo de inclinação pode ser definido ou ajustado para maximizar a coleta de energia sazonal ou anual.

Ângulo de elevação

O ângulo de elevação (usado de forma intercambiável com ângulo de altitude) é a altura angular do sol no céu medido a partir da horizontal. De forma confusa, tanto a altitude quanto a elevação também são usadas para descrever a altura em metros acima do nível do mar. A elevação é 0 ° ao nascer do sol e 90 ° quando o sol é diretamente overhead (que ocorre por exemplo no Equador nos equinócios de primavera e queda). O ângulo de elevação varia ao longo do dia. Também depende da latitude de um determinado local e do dia do ano.

Ângulo de incidência (graus)

Refere-se ao ângulo entre o feixe solar directo e o normal (90 graus) a uma linha perpendicual à superfície. EG. uma superfície diretamente virada para o sol tem um ângulo de incidência de zero, e uma superfície paralela ao sol (como um nascer do sol atingindo um telhado horizontal) tem um ângulo de incidência de 90 °.

Ângulo zênite

O ângulo entre a direção de interesse (do sol, por exemplo) e o zênite (diretamente overhead).

Auditoria energética

Um levantamento técnico detalhado geralmente feito por pessoal qualificado em indústrias, escritórios, etc. para identificar maneiras de reduzir o consumo de energia e reduzir qualquer wastages de energia.

Autoconsumo

Classificado como o consumo instantâneo de energia elétrica a partir de seu gerador solar fotovoltaico.

Autoconsumo remoto

Compensação de créditos de energia gerada por pessoa física ou jurídica em unidade consumidora, diferente do local de instalação do gerador solar fotovoltaico, ambos situados na mesma área de concessão (mesma distribuidora).

Arranjo fotovoltaico/Array

Conjunto de painéis solares, interligados em série ou em paralelo e que estão dispostos numa mesma estrutura.

B

Balança de sistema (B.O.S. Balance of System )

São componentes de um Sistema solar fotovoltaico que exclui módulos solar, exemplo: cabos, fios, proteções, antenas, chicotes elétricos e estruturas. Representa todos os componentes e itens que não sejam os módulos/painéis fotovoltaicos. Inclui vários itens como inversores, cabos da c.c., cabos da c.a., AJB, sistemas de proteção, terra, etc.

Banco de baterias

Conjunto de baterias, construído em arranjo serial, que são utilizados para garantir o fornecimento de energia, de forma ininterrupta e com grandes autonomias para energização de sistemas.

Barramento (células solares)

As células solares de silício cristalino são metalizadas com tiras em forma retangular finas impressas na frente e traseira de uma célula solar. Estas tiras de contato dianteiras e traseiras são referidas como barramentos. Barramentos solar tem um propósito significativo de conduzir a corrente direta produzida pela célula solar a partir dos fótons de entrada.

Bateria – Auto descarga

A taxa em que uma bateria, sem carga, perderá a sua carga.

Bateria de ciclo profundo

Uma bateria com placas grandes que podem suportar muitas descargas a um baixo estado-de-carga.

Bateria – ciclo de vida útil

O número de ciclos, a uma profundidade de descarga especificada, que uma célula ou bateria pode sofrer antes de não atender aos seus critérios de desempenho de capacidade ou eficiência especificados.

Bateria estacionária

Baterias fabricadas para descargas profundas utiliza maior corrente por um tempo maior.

Bateria do gel

Bateria acidificada ao chumbo com um eletrólito de sílica gel. É um tipo livre da manutenção de bateria apropriada para aplicações profundas da descarga.

Bateria selada (SMF)

Uma bateria selada que não requer água de cobertura e, portanto, tornando-a manutenção livre. Também chamado de válvula regulada da bateria. Normalmente, a versão popular é uma bateria VRLA.

Bateria Solar

Desenvolvida para armazenar cargas de energia solar e assim possibilitando o uso da energia solar mesmo durante a noite.

Bi (Direct normal irradiance)

É a quantidade de radiação ofsolar recebida por área de unidade por uma superfície que é sempre mantida perpendicular (ou normal) aos raios que vêm em uma linha reta a partir da direção do sol em sua posição atual no céu.

BIPV Building-integrated photovoltaics - Construção de fotovoltaicos integrados

Um termo para a concepção e integração da tecnologia fotovoltaica (PV) no envelope de construção, tipicamente substituindo materiais de construção convencionais. Esta integração pode estar em fachadas verticais, substituindo o vidro da vista, o vidro do proandrel, ou o outro material da fachada; em sistemas de clarabóia semitransparente; em sistemas de telhadura, substituindo materiais de telhadura tradicionais; em sombreamento "sobrancelhas" sobre janelas; ou outros sistemas de envelopes de construção.

C

Capacidade do impulso

A potência máxima, geralmente 1,5 a 3 vezes o poder avaliado, que pode ser fornecido sobre um curto período de tempo por um inversor solar. Às vezes o inversor pode ter classificações diferentes do impulso para durações diferentes (por exemplo. Para 30s, 5Sec, 30 ciclos, etc.)

Carga 

A quantidade média de energia elétrica que um utilitário deve fornecer em qualquer período. Dispositivo ou um consumidor de uso final que recebe potência de um sistema elétrico. Não deve ser confundido com demanda; a medida de potência que uma carga recebe ou requer. O fator de carga é a razão entre a demanda média e a demanda máxima em um intervalo de tempo especificado.

Carga do flutuador

A tensão necessária para neutralizar a descarga da bateria a uma determinada temperatura.

Carga - Disponibilidade do sistema

A porcentagem de tempo (geralmente expressa em horas por ano) quando um sistema fotovoltaico será capaz de atender plenamente a demanda de carga.

Célula fotoelétrica

Um dispositivo para medir a intensidade da luz que funciona através da conversão de luz, ou alcançá-lo, para a eletricidade e, em seguida, medir a corrente; usado em fotometros.

Célula solar ou célula fotovoltaica

O menor elemento semicondutor dentro de um módulo PV para realizar a conversão imediata de luz em energia elétrica (tensão de corrente contínua e corrente). Uma célula solar ou célula fotovoltaica é um dispositivo que converte energia solar em energia elétrica. Pode-se ainda dizer que é a unidade básica de um sistema fotovoltaico, responsável pela conversão da radiação solar em eletricidade. Células solares normalmente fabricadas em silício policristalino e conectadas em série/paralelo a fim de atingir a potência W desejada.

Célula solar cristalina do silício

Um tipo de célula fotovoltaica feita a partir de uma bolacha de lingotes de silício monocristalinos (simples cristalinos) ou multicristalinos (policristalinos).

Coeficiente de temperatura

Definido em%/DEG. C. A temperatura da célula solar tem influência direta na saída de energia de um módulo solar PV. Sendo um semicondutor as células solares têm uma relação negativa com a temperatura. Portanto, para o mesmo insolação solar, como a temperatura sobe há uma queda na saída de energia. A maioria dos módulos solares disponíveis comercialmente vêm com um coeficiente de temperatura de aproximadamente-0,5%/grau Celsius.

Compensação de temperatura

Um circuito que ajusta os pontos de ativação do controlador de carga dependendo da temperatura da bateria. Este recurso é recomendado se a temperatura da bateria é esperado para variar mais de ± 5 ° c da temperatura ambiente.

Constante solar

A quantidade média de radiação solar que atinge a atmosfera superior da terra em uma superfície perpendicular aos raios do sol; igual a 1353 watts por metro quadrado ou 492 BTU por pé quadrado.

Controlador solar

Ver controlador de carga.

Compensação de energia elétrica

Após o acúmulo dos créditos de energia excedente na concessionária, o cliente terá direito de consumir o montante acumulado. À utilização destes créditos energéticos dá-se o nome de compensação de energia elétrica.

Concessionárias ou Distribuidoras de energia

Empresas autorizadas pela ANEEL responsáveis pela distribuição e fornecimento da energia elétrica ao consumidor final. Como exemplo: Light, ENEL, Cemig, CELPE, CPFL, entre outras.

Conexão paralela

Uma maneira de unir as pilhas solares ou os módulos fotovoltaicos conectando ligações positivas junto e as ligações negativas junto; tal configuração aumenta a corrente, mas não a voltagem.

Conexão da série

Uma maneira de unir as pilhas fotovoltaicas conectando ligações positivas a ligações negativas; tal configuração aumenta a voltagem.

Controlador de shunt

Um controlador de carga que redireciona ou desvia a corrente de carga para longe da bateria. O controlador requer um grande dissipador de calor para dissipar a corrente da matriz fotovoltaica de curto-circuito. A maioria dos controladores de shunt são para sistemas menores produzindo 30 ampères ou menos.

Consumidor grupo A

Consumidores de energia elétrica da rede pública de distribuição, em que a tensão de fornecimento é maior que 2,3 kV (quilovolts). Geralmente são os que demandam maior volume de energia elétrica.

Consumidor grupo B

Consumidores de energia elétrica da rede pública de distribuição, em que a tensão de fornecimento é menor que 2,3 kV (quilovolts). Neste grupo estão incluídos os consumidores residenciais, pequenas empresas e médias empresas que possuem consumo mais baixo de energia.

Controlador de carga

Um componente de um sistema fotovoltaico que controla o fluxo de corrente de e para a bateria para protegê-lo de sobrecarga e excesso de descarga. O controlador de carga também pode indicar o estado operacional do sistema. O controlador ou regulador de carga é um dos principais componentes de um sistema solar fotovoltaico, é o responsável pela durabilidade das baterias. Ele protege as baterias de serem sobrecarregadas, ou descarregadas profundamente garantindo com que a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos seja armazenada com maior eficácia.

Conversor de energia

Conhecido como inversor solar, é responsável por inverter a energia gerada pelos painéis solares de Corrente Contínua (CC) para Corrente Alternada (CA).

Conversão de energia - Eficiência

A proporção de potência de saída para a potência de entrada do inversor.

Corrente contínua

Corrente de energia elétrica gerada pelos módulos fotovoltaicos.

Corrente alternada

Corrente de energia elétrica utilizada pelos equipamentos eletroeletrônicos de sua residência ou empresa. A rede pública de energia utiliza este formato de energia, assim como o inversor solar, que converte a corrente contínua vinda dos módulos em corrente alternada.

Corrente do curto-circuito (ISC)

A corrente flui livremente através de um circuito externo que não tem resistência de carga; a corrente máxima possível.

CPV Concentrando os fotovoltaicos

Uma tecnologia solar que usa lentes ou espelhos para concentrar a luz solar em células solares de alta eficiência.

Créditos de energia

Energia elétrica gerada a partir de fonte solar fotovoltaica e não consumida pela unidade consumidora. A energia não consumida será injetada na rede elétrica para ser utilizada por outra unidade, sendo assim registrada pelo relógio bidirecional instalado o excedente, podendo ser utilizado posteriormente pela unidade geradora.

CSP Concentrando energia solar

Uma tecnologia solar que usa espelhos para refletir e concentrar a luz solar em receptores que convertem a energia solar ao calor. Esta energia térmica é usada então para produzir a eletricidade com uma turbina de vapor ou um motor de calor que conduz um gerador.

CUF - Fator de utilização da capacidade

O desempenho de um sistema solar em termos percentuais sobre a geração total possível. Por exemplo um sistema do 100kW com um CUF de 15% entregaria (100 x 365 x 24 x 0,15) kWh por o ano = 131.400 kWh. Pode ser usado de forma intercambiável com PLF.

Curva de I-V

Uma apresentação gráfica da corrente versus a voltagem de um dispositivo fotovoltaico à medida que a carga é aumentada a partir do curto-circuito (sem carga) condição para o circuito aberto (tensão máxima) condição. A forma da curva caracteriza o desempenho da célula.

Custo do ciclo de vida

O custo estimado de possuir e operar um sistema fotovoltaico para o período de sua vida útil.

Custo nivelado da energia (LCOE)

O custo da energia de um sistema solar que é baseado no preço instalado do sistema, seu custo de vida total, e sua produção da eletricidade da vida.

D

Defeitos induzidos por luz

Defeitos, tais como títulos pendentes, induzidos em um siliconsemiconductor amorfo em cima da exposição inicial à luz.

Degradação solar

Os módulos solares por defeito têm uma propriedade de ter uma redução em sua avaliação de poder da saída quando instalado ao ar livre. Geralmente a degradação é ligeiramente mais elevada nos primeiros 6 meses e segue então um teste padrão de tipicamente 0,67 e a 1% por o ano. Entretanto muitos painéis solares mostram degradações distante mais elevadas no campo devido à qualidade pobre do produto.

Degradação induzida potencial, PID

É um fenômeno que afeta negativamente os módulos solares PV. É um processo que ocorre alguns anos após a instalação dos módulos solares no campo. PID causa uma degradação acelerada no desempenho que se expande exponencialmente. Em geral, a relação de desempenho (PR) de um sistema fotovoltaico solar irá diminuir de 15 a 50% quando o PID ocorre.

Demanda contratada

Funciona de maneira similar ao custo de disponibilidade, porém aplicado a grandes consumidores, em o cliente paga em sua conta um montante relativo à potência disponibilizada pela distribuidora à unidade. Além da demanda contratada, o consumidor deve pagar pela energia consumida.

Deposição física do vapor

Um método de depositar películas fotovoltaicas finas do semicondutor. Com este método, os processos físicos, tais como a evaporação térmica ou o bombardeio dos íons, são usados para depositar o material elementar do semicondutor em um substrato.

Deposição de vapor químico (de compensação)

Este método deposita películas finas semicondutores utilizadas para fazer certos tipos de dispositivos fotovoltaicos. Neste método, um substrato é exposto a um ou mais compostos vaporizados, um ou mais dos quais contenham componentes desejáveis. Uma reação química é iniciada, em ou perto da superfície do substrato, para produzir o material desejado que se condensará no substrato.

Descarga profunda

Descarregar uma bateria a 20% ou menos da sua capacidade total de carga.

Desconexão de baixa tensão

A tensão na qual um controlador de carga desconectará a carga das baterias para evitar o excesso de descarga.

Desconexão de alta tensão

A tensão na qual um controlador de carga desconectará a matriz fotovoltaica das baterias para evitar sobrecarga.

Dhi (irradiação horizontal difusa)

É a quantidade de radiação recebida por área de unidade por uma superfície (sem qualquer sombra ou sombra) que não chega em um caminho direto do sol, mas foi espalhada por moléculas e partículas na atmosfera e vem igualmente de todas as direções.

Diagrama multifilar

Diagrama multifilar é representação mais minuciosa de uma instalação elétrica, assim como no diagrama funcional, que também mostra todos os condutores e componentes. Além disso, tenta-se representar os componentes da instalação, bem como os condutores em sua posição correta.

Diagrama unifilar

O diagrama unifilar é uma representação bidimensional, o diagrama mais usado pelos eletricistas instaladores nas obras. Desenhando-se sobre a planta baixa (planta arquitetônica), apresenta todos os dispositivos e trajetos dos condutores rigidamente em suas posições físicas.

Diodo

Um dispositivo electrónico que permite que a corrente flua apenas numa direcção.

Diodo de bloqueio

Um semicondutor ligado em série com uma célula solar ou células e uma bateria de armazenamento para manter a bateria de descarga através da célula quando não há saída, ou baixa saída, a partir da célula solar. Pode ser pensado como uma válvula de sentido único que permite aos elétrons fluir para a frente, mas não para trás.

Diodo - Bypass

Um diodo ligado em uma ou mais células solares em um módulo fotovoltaico de tal forma que o diodo irá conduzir se a célula (s) se tornam invertidas tendenciosas. Protege estas células solares da destruição térmica em caso de sombreamento total ou parcial de células solares individuais, enquanto outras células são expostas à luz cheia.

Distribuidoras de energia ou Concessionárias

Empresas autorizadas pela ANEEL responsáveis pela distribuição e fornecimento da energia elétrica ao consumidor final. Como exemplo: Light, ENEL, Cemig, CELPE, CPFL, entre outras.

Distorção harmônica total (1/3)

O de um sinal é uma medida da distorção harmônica presente e é definida como a proporção da soma dos poderes de todos os componentes harmônicos ao poder da freqüência fundamental.

DPS (Dispositivo de proteção contra surtos)

Equipamento utilizado tanto na parte alternada quanto na porção contínua de uma instalação fotovoltaica. Seu objetivo é prover proteção elétrica contra surtos elétricos, tanto vindos da rede elétrica quanto surtos atmosféricos (raios).

E

Economias solares anuais

As economias anuais solares de um edifício solar são as economias de energia atribuíveis a uma característica solar em relação às exigências de energia de um edifício non-solar.

Eficiência quântica (qe)

A proporção do número de portadores de carga coletados por uma célula fotovoltaica ao número de fótons de uma determinada energia que brilha na célula. A eficiência quântica relaciona-se com a resposta de uma célula solar aos diferentes comprimentos de onda no espectro de luz que brilha na célula. QE é dada como uma função de comprimento de onda ou energia. Idealmente, uma célula solar deve gerar considerável corrente elétrica para comprimentos de onda que são mais abundantes na luz solar.

Eficiência solar

A proporção da energia elétrica produzida por um dispositivo fotovoltaico à potência do incidente da luz solar no dispositivo. Medida em percentagem.

Energia limpa

Aquela que não libera durante seu processo de produção ou consumo, nenhum tipo de gás poluente (CO2) ou resíduos que motivem o efeito estufa ou aquecimento global.

Energia reativa

O seno do ângulo de fase entre as formas de onda atual e de tensão em um sistema de corrente alternada.

Energia renovável

Provém de recursos ilimitados e naturais reabastecidos, como: sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica.

Energia Solar ou energia fotovoltaica

O termo fotovoltaico significa a transformação da radiação solar diretamente em corrente elétrica, utilizando as células fotovoltaicas, ou células solares. Proveniente da luz e do calor do sol, é considerada energia renovável e limpa, é aproveitada e utilizada por meio de diferentes tecnologias, como: aquecimento solar, energia solar fotovoltaica, energia heliotérmica e arquitetura solar.

Equalização

O processo de restauração de todas as células em uma bateria para um estado de carga igual. Alguns tipos de bateria podem exigir uma descarga completa como parte do processo de equalização.

Equinócio

As duas vezes do ano em que o sol atravessa o Equador e a noite e o dia são de igual comprimento; ocorrendo em torno de 20 de março ou 21 (equinócio da Primavera) e 22 de setembro ou 23 (equinócio de outono).

Espectro solar

A distribuição total de radiação eletromagnética emanando do sol. As diferentes regiões do espectro solar são descritas por sua gama de comprimentos de onda. A região visível estende-se de aproximadamente 390 a 780 nanômetros (um nanômetro é um bilionésimo de um medidor). Cerca de 99 por cento da radiação solar está contida em uma região de comprimento de onda de 300 nm (ultravioleta) para 3.000 nm (quase-infravermelho). A radiação combinada na região de comprimento de onda de 280 nm a 4.000 nm é chamada de banda larga, ou total, radiação solar.

Estrutura metálica para fixação dos módulos fotovoltaicos

Servem para fixação dos módulos fotovoltaicos nos telhados ou no solo. São estruturas metálicas de alumínio anodizado ou aço inox. Isto refere-se à estrutura mecânica utilizada nos sistemas fotovoltaicos solares para manter os módulos solares. As estruturas de montagem solar devem idealmente ser feitas de um material resistente do tempo como o ferro galvanizado (GI) ou o alumínio anodizado ou outros materiais resistentes similares do tempo.

F

Fator de descarga

Um número equivalente ao tempo em horas durante o qual uma bateria é descarregada em corrente constante normalmente expressa em percentagem da capacidade total da bateria, i.e., C/5 indica um fator de descarga de 5 horas. Relacionadas com a taxa de descarga.

Fator K

K-fator é uma ponderação das correntes de carga harmônica de acordo com seus efeitos sobre o aquecimento do transformador, como derivado de ANSI/IEEE c 57.110. Quanto maior o K-fator, maior o efeito de aquecimento harmônico. Existem muitas cargas diferentes, tais como computadores, SolidState dispositivos e motores que causam uma carga não linear. Este tipo de cargas geram correntes harmônicas que causam transformadores e neutros do sistema para superaquecer, o que pode destruir o transformador. Quando uma carga não-linear é fornecida de um transformador, os transformadores do K-fator suportam os efeitos de aquecimento das correntes harmônicas criadas por este tipo de cargas.

Fator de preenchimento (FF)

É um parâmetro que, em conjunto com voc e ISC, determina a potência máxima de uma célula solar. O FF é definido como a proporção da potência máxima da célula solar para o produto de voc e ISC. Graficamente, o FF é uma medida da "quadratura" da célula solar e é também a área do maior retângulo que vai caber na curva IV. Um módulo solar de boa qualidade deve ter um fator de preenchimento de 0,7 ou superior.

Feed na tarifa (Feed in)

Trata-se de uma política de aprovisionamento energético que promove a rápida implantação de recursos energéticos renováveis. Um ajuste oferece uma garantia dos pagamentos aos colaboradores da energia solar ou aos proprietários do sistema solar do telhado para a eletricidade que produzem. Os pagamentos podem ser compostos apenas de electricidade ou de electricidade agrupadas com certificados de energia renovável. Estes pagamentos são geralmente concedidos como contratos a longo prazo estabelecidos durante um período de 15 a 30 anos.

Fornalha da difusão

Fornalha usada para fazer junções nos semicondutores difundindo átomos do Dopant na superfície do material.

Fotovoltaicos, PV

Um dispositivo que converte a radiação solar (fótons) em corrente elétrica. É um dispositivo elétrico do sólido-estado que converta a luz diretamente na eletricidade corrente direta de características da tensão-corrente que são uma função das características da fonte luminosa e dos materiais dentro e do projeto do dispositivo. Dispositivos solares fotovoltaicos são feitos de vários materiais semicondutores, incluindo silício, sulfeto de cádmio, cádmio Telluride, e arsenieto gálio, e em único cristalino, multicristalino, ou formas amorfas.

Fotovoltaicos PV, Matriz

Um sistema interconectado de módulos fotovoltaicos que funcionam como uma única unidade produtora de eletricidade. Os módulos são montados como uma estrutura discreta, com suporte comum ou montagem. Em sistemas menores, uma matriz pode consistir em um único módulo.

G

Gálio arsenieto (GaAs)

Um composto cristalino, de alta eficiência usado para fazer certos tipos de células solares e materiais semicondutores.

Garantia linear

Uma versão de garantia avançada para os módulos solares onde a garantia oferecida segue um padrão de degradação linear da degradação máxima admissível sendo 0,67% a partir do 2º ano em diante. É mais benéfico para o cliente porque assegura um desempenho muito de confiança do produto sobre o tempo.

Gerador de energia solar

É um sistema que capta a luz do sol e converte em energia elétrica para ser usada em condomínios, residências, industrias e empresas.

Geração centralizada

São usinas solares de alta capacidade de geração de energia. São instaladas para gerar energia em grandes quantidades e são comercializadas via contratação livre e regulada.

Geração compartilhada

Geração de energia a partir de sistema fotovoltaico em que a mesma é compartilhada entre diversas unidades. Devem estar localizadas na mesma área de concessão e pertencerem exclusivamente a um conjunto de pessoas físicas ou jurídicas distintas.

Geração em condomínios

Aproveitamento da energia gerada para uso nas áreas comuns de um condomínio ou para divisão da mesma entre as unidades.

Geração Distribuída/ On Grid

Fornecem energia diretamente para a rede de distribuição, e geralmente não utilizam sistemas de armazenamento desta energia.

Geração Isolada /Off Grid

São instalações que não tem contato com a rede de distribuição de eletricidade das concessionárias, por isso o termo, isoladas. Estas instalações são autonômas e podem ser apenas de módulos solares ou instalações híbridas (solar e eólica juntas, por exemplo), autonômas, com ou sem armazenamento.

GHI (global horizontal irradiance)

É a quantidade total de radiação recebida de cima por uma superfície horizontal. Este valor inclui tanto a irradiação normal direta (BI) e irradiação horizontal difusa (DHI) e, portanto, é uma soma dos dois.

Grade inteligente

Um sistema de energia elétrica inteligente que regula o fluxo de duas vias de eletricidade e informações entre usinas e consumidores para controlar a atividade da grade.

Grade - Linhas de grade (célula solar)

Contatos metálicos fundidos à superfície da célula solar para fornecer um caminho de baixa resistência para que os elétrons fluam para os fios de interconexão da célula.

Grid interativo/grade

Um sistema solar elétrico ou fotovoltaico (PV) em que a matriz PV atua como uma usina geradora central, fornecendo energia para a grade. Também referida como sistema Grid-interativo.

GRID-TIE

Termo oriundo da língua inglesa. Significa conectado à rede elétrica da distribuidora. Utilizado comumente para se referir a um sistema fotovoltaico conectado à rede ou um tipo de inversor solar que é específico para conexão com a rede da distribuidora.

H

HSP/Horas de Sol Pico

O número equivalente de horas por dia quando a irradiância solar médias 1.000 w/m2. Por exemplo, seis horas de pico do sol significa que a energia recebida durante o horário de verão total equivale a energia que teria sido recebida teve o irradiância por seis horas foi 1.000 w/m2. Ou seja, são os resultados em quilowatts hora por metro quadrado, apresentados pelo Atlas Brasileiro de Energia Solar. São valores muito importantes para o cálculo do sistema fotovoltaico, pois avalia os horários que um painel fotovoltaico estará gerando o seu máximo de energia durante o dia.

HSP/ Recursos solares

A quantidade de insolação solar um local recebe, geralmente medido em kWh/m2/Dia, que é equivalente ao número de horas de sol do pico.

I

IMP (corrente na potência máxima)

A corrente de saída de um módulo fotovoltaico solar em que a potência máxima está disponível.

Inatividade

Tempo em que o sistema fotovoltaico não pode fornecer energia para a carga. Geralmente expressa em porcentagem ou dias.

Insolação

O incidente de densidade de energia solar em uma superfície de área indicada e orientação, geralmente expressa como watts por metro quadrado ou BTU por metro quadrado por hora.

Insolação difusa

A luz solar recebeu indiretamente em conseqüência da dispersão devido às nuvens, névoa, névoa, poeira, ou outras obstruções na atmosfera. Oposto de insolação direta.

Insolação direta

Luz solar caindo diretamente sobre um painel solar.

Inversores da corda

Um termo usado para descrever uma categoria de inversores da grade-laço solar em avaliações mais baixas da potência. Tipicamente os modelos com avaliação de poder mais baixo do que 80kw são chamados como inversores da corda.

Inversor solar ou inversor de frequência

Inversores são dispositivos eletrônicos responsáveis por realizar a adequação da energia elétrica gerada pelos módulos fotovoltaicos aos parâmetros elétricos da rede local instalada. É um dos componentes principais de uma instalação solar, responsável por inverter a energia gerada pelo painel fotovoltaico de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), que pode ser alimentado em uma rede elétrica residencial ou comercial ou até utilizado por um local isolado, rede elétrica fora da rede. Ex: 110V, 220V ou 380V. Também é utilizado para gerar dados de geração de energia para monitoramento de desempenho do sistema.

Inversor - Eficiência

A relação entre a entrada CC e a potência de saída AC de um inversor. Medida em percentagem. É um indicador da capacidade tecnológica de um inversor e também mostra a quantidade de energia que um inversor está perdendo na conversão do poder de CC para poder AC utilizável.

Inversor / Utilitário-inversor interativo

Um inversor que só pode funcionar quando estiver ligado à rede de utilidades, e utilizar a frequência de tensão de linha predominante na linha de utilidade como parâmetro de controlo para garantir que a saída do sistema fotovoltaico esteja totalmente sincronizada com a potência do utilitário.

Irradiância

A radiação solar direta, difusa e refletida que atinge uma superfície. Geralmente expressa em kilowatts por metro quadrado. Irradiância multiplicado pelo tempo é igual a insolação.

Irradiância espectral

A irradiância espectral em função do comprimento de onda de fótons (ou energia), denotada por F, é a forma mais comum de caracterização uma fonte de luz. Dá a densidade de poder em um comprimento de onda particular. As unidades de irradiância espectral estão em WM-2 µm-1. O termo WM-2 é a densidade de potência no comprimento de onda λ (µm). Portanto, o m-2 refere-se à área de superfície do emissor de luz e o µm-1 refere-se ao comprimento de onda de interesse. Na análise de células solares, o fluxo de fótons é muitas vezes necessário, bem como o irradiância espectral. O irradiância espectral pode ser determinado a partir do fluxo de fótons, convertendo o fluxo de fótons em um determinado comprimento de onda para W/m2.

ISC (short-circuit current)

A corrente de saída de um módulo solar em estado de curto-circuito.

J

Junção (junção de célula solar)

Uma região de transição entre camadas semicondutoras, como uma junção p/n, que vai de uma região que tem uma alta concentração de aceitadores (p-Type) para uma que tem uma alta concentração de doadores (n-tipo).

Junção (Caixa de junção, módulo solar)

Uma caixa de junção do gerador fotovoltaico (PV) é um invólucro no módulo onde as cordas fotovoltaicas estão ligadas eletricamente e onde dispositivos de proteção como diodos de bypass podem ser localizados. Hoje em dia a maioria dos módulos solares vêm com caixas de junção que contêm diodos de bypass embutido. A maioria das caixas de junção estão agora disponíveis em IP65 ou níveis mais altos de proteção de ingresso.

P-N Junção

As junções de p-n são formadas juntando materiais semicondutores tipo n e p, como mostrado abaixo. Uma vez que a região de n-tipo tem uma alta concentração de elétrons e o tipo p uma concentração de furo alto, os elétrons difundem do lado do tipo n para o lado do tipo p. Da mesma forma, os furos fluem pela difusão do lado do tipo p para o lado n-Type. Se os elétrons e os furos não foram carregados, este processo da difusão continuaria até que a concentração dos elétrons e dos furos nos dois lados fosse a mesma, como acontece se dois gás entram o contato um com o outro.

kW

Quilowatt ou kilowatt (kW) é uma unidade de potência correspondente a 10³ watts (1 kW = 1000 W).

Kilowatts-pico

Unidade de potência utilizada para designar a potência produzida por um módulo fotovoltaico em condições de laboratório. Devido à variação da potência produzida pelos módulos dadas as diferentes condições de temperatura e irradiação solar a que são submetidos. O termo é utilizado como dado de referência durante comparação entre fabricantes, para possibilitar o dimensionamento real do sistema e se calcular a energia a ser gerada.

Kit solar

Uma combinação dos artigos críticos em um sistema solar que consiste em um sistema solar pre-projetado que esteja pronto para instalar no local. Disponível em combinações diferentes para encontrar qualquer tipo da exigência do sistema solar tal como sistemas amarrados grade, sistemas baseados bateria, sistemas híbridos, sistemas de bombeamento, etc. Um kit de energia solar é uma composição de painéis solares e outros equipamentos que juntos vão gerar energia solar para alimentar a sua empresa, residência, sistema de bombeamento e qualquer outra coisa que utilize energia elétrica.

L

Lingote

Uma carcaça do material, geralmente o silicone cristalino, de que as fatias ou as bolachas podem ser cortadas para o uso em uma pilha solar.

Luz - Captura

O aprisionamento de luz dentro de um material semicondutor, refratando e refletindo a luz em ângulos críticos; a luz prendida viajará mais no material, aumentando extremamente a probabilidade da absorção e daqui de produzir portadores da carga.

M

Massa de ar

A massa de ar é o comprimento do trajeto que a luz toma através da atmosfera normalizada ao comprimento possível o mais curto do trajeto (isto é, quando o sol é diretamente acima). A massa de ar quantifica a redução no poder da luz enquanto atravessa a atmosfera e é absorvida pelo ar e pela poeira. Quando o sol está diretamente em cima, a massa de ar é 1.

Material elétrico

Fios e cabos, disjuntor, interruptor, adaptador, extensão, tomada, eletrodutos, transformador, soquete e acessórios elétricos.

Matriz solar

Qualquer número de módulos fotovoltaicos conectados eletricamente em uma combinação de série e paralelo instalado em uma estrutura mecânica.

Matriz de inclinação fixa

Uma matriz fotovoltaica definida em um ângulo fixo em relação à horizontal.

MCA e MCAL

Uma escala de módulos solares monocristalinos baseados da pilha do silicone de Novergy que estão disponíveis em wattages e em configurações diferentes da pilha tais como 350W, 275W, 100W, etc.

MC4

Um tipo de conector muito comumente usado em módulos solares e sistemas solares para fornecer uma conexão à prova de intempéries e seguro.

Medição bruta

A energia solar gerada é diretamente alimentada para a grade em um feed na tarifa (FiT).

Medição líquida

É um mecanismo de faturamento que credita os proprietários do sistema de energia solar para a eletricidade que eles adicionam à grade. Por exemplo, se um cliente industrial tem um sistema PV no seu telhado, ele pode gerar mais eletricidade do que usa durante o horário de verão. Se a indústria é medidor de líquidos, o medidor de eletricidade vai correr para trás para fornecer um crédito contra o que a eletricidade é consumida durante a noite ou outros períodos em que o uso da indústria de eletricidade excede a produção do sistema. Os clientes são faturados somente para seu uso de energia "net".

Medidor bidirecional

É comumente usado em sistemas de rede solar interativo (Tie grade) para medição líquida. A diferença entre um medidor bidirecional e um tradicional medidor é que o medidor bidirecional tem três leituras para exportação, importação e rede; Considerando que o medidor tradicional tem somente uma importação da leitura. A importação é a energia extraída da grade e a exportação refere-se à energia alimentada à grade durante períodos quando a geração de energia solar é mais elevada do que o consumo. Geralmente medidores bidireccionais requerem uma aprovação prévia ou testes pela utilidade elétrica em causa ou DISCOM.

Megawatt

É uma unidade de medida correspondente a 106 watts.

Microgeração distribuída

Geração de energia próximo ao ponto de consumo, em que a potência do sistema seja menor ou igual a 75 kWp (kilowatts-pico) e que utilize fontes com base em energia hidráulica, solar, eólica, biomassa ou cogeração qualificada, conforme regulamentação da ANEEL, conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras.

Minigeração distribuída

Geração de energia próximo ao ponto de consumo, em que a potência do sistema seja maior que 75 kWp e menor que 5 MWp para a fonte solar e menor que 3 MWp para a fonte hídrica (para fontes com base em energia hidráulica, solar, eólica, biomassa) ou cogeração qualificada, conforme regulamentação da ANEEL, conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras.

Micrograde

Uma pequena rede de utilizadores de electricidade com uma fonte local de abastecimento que é geralmente anexado a uma rede nacional centralizada, mas é capaz de funcionar de forma independente. É conseguido geralmente com uma combinação de várias fontes de energia tais como solar, genset, bateria, etc. As microgrades envolvem um projeto muito elaborado e exigências da engenharia e invole um controlador inteligente que comunique-se com todas as fontes de poder, cargas, armazenamento, etc.

Módulo fotovoltaico ou Módulo solar

O menor ambientalmente protegido, montagem essencialmente planar de células solares e peças acessórias, tais como interconexões, terminais, (e dispositivos de proteção, tais como diodos) destinados a gerar energia de corrente contínua luz solar não concentrada. O membro estrutural (carregando carga) de um módulo pode ser a camada superior (superstrate) ou a camada traseira (substrato). Principal componente, responsável por captar a energia proveniente do sol e convertê-las em eletricidade através do efeito fotovoltaico. Módulo fotovoltaico é o termo técnico e correto do nosso conhecido Painel Solar Fotovoltaico ou Placa Solar.

Módulo derate fator

Um fator que reduz a corrente do módulo fotovoltaico para ter em conta as condições de funcionamento do campo, tais como acúmulo de sujidade no modulo.

MPPT (seguimento de ponto máximo do poder)

Meios de uma unidade de condicionamento de energia que opere automaticamente o gerador fotovoltaico no seu ponto máximo de potência em todas as condições.

Multicristalino

Um material semicondutor (fotovoltaico) composto de vários cristais, pequenos, individuais orientados. Também referida como policristalina.

N

NOCT (temperatura normal da célula operacional)

Temperatura estimada de um modulo fotovoltaico operando 800 w/m2 irradiância, temperatura ambiente de 20 ° c e velocidade do vento de 1 metro por segundo. NOCT é utilizado para estimar a temperatura nominal de funcionamento de um módulo no seu ambiente de trabalho.

n-tipo

Material negativo do semicondutor em que há mais elétrons do que furos; corrente é realizada através dele pelo fluxo de elétrons.

n-tipo semicondutor

Um semicondutor produzido por doping um semicondutor intrínseco com uma impureza do doador de elétrons (por exemplo, fósforo no silicone).

O

Onda quadrada

Uma forma de onda que tem apenas dois Estados, (ou seja, positivo ou negativo). Uma onda quadrada contém um grande número de harmônicos.

Onda quadrada / Inversor quadrado da onda

Um tipo de inversor que produz a saída da onda quadrada. Ele consiste em uma fonte de corrente direta, quatro switches e a carga. Os interruptores são os semicondutores do poder que podem carreg uma grande corrente e suportar uma avaliação de alta tensão. Os interruptores são girados sobre e fora em uma seqüência correta, em uma determinada freqüência.

Onda senoidal

Uma forma de onda correspondente a uma oscilação periódica de uma única frequência que pode ser representada matematicamente como uma função de amplitude versus ângulo em que o valor da curva em qualquer ponto é igual ao seno desse ângulo.

Onda senoidal modificada

Uma forma de onda que tem pelo menos três Estados (i.e., positivo, desligado e negativo). Tem menos conteúdo harmônico do que uma onda quadrada. Mas não apropriado para cargas indutivas tais como ventiladores, motores, etc.

Onda senoidal - Inversor de onda senoidal

 Um inversor que produz a utilidade-qualidade, as formas de poder da onda sine.

Orientação Geográfica

Colocação em relação aos sentidos cardeais, N, s, e, W; Azimute é a medida de orientação do Norte.

Óxido condutor transparente (TCO)

Um óxido metálico dopado usado para revestir e melhorar o desempenho de dispositivos opto-eletrônicos, como aparelhos fotovoltaicos e monitores de tela plana. A maioria dos filmes de TCO são fabricados com microestruturas policristalinas ou amorfas e são depositados em vidro. O TCO padrão atual da indústria é o óxido de estanho do índio. O índio é relativamente raro e caro, por isso a investigação está em curso para desenvolver TCOs melhorado com base em materiais alternativos.

P

Padrão de entrada

O padrão de entrada é composto pela caixa de medição de energia, sistema de aterramento, condutores e outros equipamentos elétricos responsáveis por possibilitar a conexão da unidade à rede da concessionária.

Painel solar

Painel solar refere-se a um painel concebido para absorver os raios solares como fonte de energia para a geração de electricidade ou aquecimento.

Painel fotovoltaico

Um painel fotovoltaico é um paine, tipicamente composto por 6 × 10 células fotovoltaicas, utilizado para produzir energia elétrica com a luz solar. Painéis fotovoltaicos constituem são parte do sistema fotovoltaico, que gera e fornece energia solar em aplicações comerciais e residenciais.

Painel fotovoltaico PV, Plug-and-Play

Um comercial, off-the-shelf sistema fotovoltaico que é totalmente inclusiva com pouca necessidade de personalização individual. O sistema pode ser instalado sem treinamento especial e usando algumas ferramentas. O proprietário obstrui o sistema em um circuito PV-pronto e um processo automático da descoberta do picovolt inicia a comunicação entre o sistema e o utilitário. O sistema e a grade são automaticamente configurados para a operação ideal.

PCU Unidade de condicionamento de potência

Equipamento elétrico, ou eletrônica de energia, usado para converter energia de uma matriz fotovoltaica em um formulário adequado para uso posterior. Um termo coletivo para inversor, conversor, regulador de carga da bateria e diodo de bloqueio.

Película fina - módulos fotovoltaicos de película fina

Módulo fotovoltaico construído com camadas sequenciais de materiais semicondutores de película fina. Os exemplos de módulos solares finos da película são silicone amorfo, cádmio Telluride (CdTe), CIGS, etc.

Pico de demanda/pico de carga

A demanda de energia máxima ou carga em um período de tempo especificado.

Poder auxiliar

Em caso dos sistemas de energia solar maiores, lá talvez exigência para a fonte de alimentação auxiliar aos vários equipamentos tais como a monitoração, o SCADA, a segurança, a iluminação, o ar condicionado, etc.

Ponto de operação

A corrente e a tensão que um módulo fotovoltaico ou matriz produz quando conectado a uma carga. O ponto de funcionamento depende da carga ou das baterias ligadas aos terminais de saída da matriz.

Potência – Fator de Potência (PF)

A proporção do poder real que está sendo usada em um circuito, expressa em Watts ou kilowatts, ao poder que aparentemente está sendo extraído de uma fonte de energia, expressa em Volt-ampères ou quilovolt-ampères.

Potência instalada

Soma da potência máxima dos módulos em um sistema. É comumente expresso em kWp.

Potência distribuída

Termo genérico para qualquer fonte de alimentação localizada perto do ponto de consumo de energia.

PR

Relação de desempenho é a proporção de energia AC gerada pelo sistema solar fotovoltaico para a radiação solar que cai sobre um sistema fotovoltaico solar. Medida em percentagem. Normalmente a maioria dos sistemas solares têm PR de 75% ou superior.

Previsão de carga

Previsões da procura futura. Para operações normais, as previsões diárias e semanais da demanda de hora a hora são usadas para ajudar a desenvolver cronogramas de geração para garantir que quantidades e tipos suficientes de geração estejam disponíveis quando necessário.

Processo Czochralski

Um método do crescimento grande tamanho, cristal do semicondutor da alta qualidade levantando lentamente um cristal da semente de um banho derretido do material circunstâncias refrigerando cuidadosas.

Profundidade de descarga (DoD)

As horas ampères removidas de uma célula ou bateria totalmente carregada, expressa em percentagem de capacidade nominal. Por exemplo, a remoção de 25 ampères-horas a partir de um totalmente carregada 100 ampères-horas nominal da célula resulta em uma profundidade de 25% de descarga. DOD é um parâmetro importante do projeto ao projetar a capacidade do banco da bateria para fora da grade e sistemas baseados bateria.

Proteção catódica

Método de prevenção da oxidação do metal exposto em estruturas, impondo uma pequena tensão elétrica entre a estrutura e o solo. Os sistemas solares são comumente implantados para atender requisitos de energia de proteção catódica em oleodutos.

Proteção de corrente inversa

Qualquer método de prevenção do fluxo de corrente indesejado da bateria para o array fotovoltaico (geralmente à noite). Veja também o diodo de bloqueio.

Pyranometer

Um instrumento utilizado para medir a irradiância solar. Usado em sistemas solares para medir a relação de desempenho ou a qualidade da instalação do sistema solar.

PWM

É um processo de modulação ou técnica utilizado em sistemas de controladores solares e inversores para codificação da amplitude de um sinal direito em uma largura de pulso ou duração de outro sinal. O valor médio da tensão (e corrente) alimentado à carga é controlado girando o interruptor entre a fonte e a carga sobre e fora em uma taxa rápida. Quanto mais tempo o interruptor estiver ligado em relação aos períodos de desligamento, maior será a potência total fornecida à carga. A principal vantagem do PWM é que a perda de energia nos dispositivos de comutação é muito baixa. Quando um interruptor é fora de lá é praticamente nenhuma corrente, e quando está sobre e o poder está sendo transferido à carga, não há quase nenhuma gota da tensão através do interruptor. A perda de energia, sendo o produto de tensão e corrente, é, portanto, em ambos os casos perto de zero. PWM também funciona bem com controles digitais, que, por causa de sua natureza on/off, pode facilmente definir o ciclo de dever necessário.

Q

QDG (Quadro de Distribuição Geral)

Representa o quadro de disjuntores principal da residência. O sistema fotovoltaico é comumento conectado diretamente no quadro geral da residência, salvo haja outro quadro mais próximo do ponto de fixação do inversor.

R

Radiação difusa

Radiação recebida do sol após reflexão e dispersão pela atmosfera e terra.

Radiação solar

É a energia radiante emitida pelo sol, sob a forma de radiação eletromagnética.

Rastreamento - Matriz de rastreamento

Uma matriz fotovoltaica (PV) que segue o caminho do sol para maximizar o incidente de radiação solar na superfície PV. As duas orientações mais comuns são (1) um eixo onde a matriz rastreia o sol leste a oeste e (2) dois eixos de rastreamento onde a matriz aponta diretamente para o sol em todos os momentos. Os arrays de rastreamento utilizam a luz solar direta e difusa. Arrays de rastreamento de dois eixos capturam a energia diária máxima possível.

Rastreamento de eixo único

Um sistema de rastreio de arrays fotovoltaicos capaz de rodar independentemente eixo único. É basicamente uma estrutura mecânica com outros dispositivos como motores, drives, sensores, atuadores, etc.

Recursos de energia distribuídos (der)

Uma variedade de pequenas tecnologias modulares de geração de energia que podem ser combinadas com sistemas de gestão e armazenamento de energia e utilizadas para melhorar o funcionamento do sistema de fornecimento de electricidade, quer essas tecnologias estejam ou não ligadas a uma rede elétrica .


Rede Básica

Sistema elétrico interligado constituído pelas linhas de transmissão, barramentos, transformadores de potência e equipamentos com tensão igual ou superior a 230 kV, ou instalações em tensão inferior, quando especificamente definidas pela ANEEL.

Reserva giratória

Usina elétrica ou capacidade de utilitário on-line e funcionando em baixa potência em excesso de carga real.

Resolução normativa da ANEEL RN482/12

Norma regulamentada em 2012 e que possibilitou ao consumidor brasileiro gerar sua própria energia e fornecer o excedente à rede, compensando os créditos acumulados. Estabelece normas e procedimentos para micro e minigeradores propondo um sistema de compensação de energia (Net Meetering). Regulariza as normas de conexão às redes de geradores de energia renovável (solar, fotovoltaica, eólica, biomassa e outras). A resolução é uma norma de como conectar o gerador de energia na rede da distribuidora, para se obter o benefício de compensação de energia.

Resolução normativa da ANEEL RN687 (alterour a RN-482)

A Resolução Normativa nº 687 alterou a RN-482, trazendo algumas inovações como: o aumento do prazo para compensação dos créditos energéticos; a possibilidade de geração em condomínios; a redução do prazo total de conexão à rede de 82 para 34 dias.

Revestimento antireflexo (arco)

Um revestimento fino de um material aplicado a uma superfície de célula solar que reduz a reflexão de luz e aumenta a transmissão de luz. Também conhecido como ARC em módulos solares. É benéfico durante períodos de pouca luz tais como a manhã, a noite, o tempo nublado. Geralmente entrega cerca de 2 a 5% mais energia de saída.

S

Semicondutores

Qualquer material que tenha uma capacidade limitada para realizar uma corrente elétrica. Certos semicondutores, incluindo silício, arsenieto de gálio, índio de cobre Disseleneto e cádmio Telluride, são exclusivamente adequados ao processo de conversão fotovoltaica.

Serviço float

Uma operação da bateria na qual a bateria está normalmente ligada a uma fonte de corrente externa; por exemplo, um carregador de bateria que forneça a carga da bateria < circunstâncias normais, ao igualmente fornecer bastante entrada de energia à bateria para compensar por suas perdas internas do quiescente, assim mantendo a bateria sempre até a potência cheia e pronta para o serviço.

Silício policristalino

Um material usado para fazer células fotovoltaicas, que consistem de muitos cristais ao contrário do silício de cristal único.

Silicone da solar-classe

Silício de grau intermediário utilizado na fabricação de células solares. Menos caro do que o silício de qualidade electrónica.

Sistema autônomo

Um sistema fotovoltaico autônomo ou híbrido não conectado a uma grade. Pode ou não ter armazenamento, mas a maioria dos sistemas autônomos requerem baterias ou alguma outra forma de armazenamento.

Sistema de compensação de energia elétrica da ANEEL

Datado de 2012, permite que toda a energia que você gere em excesso (residencial ou comercial) seja enviada à rede de energia da distribuidora local. Essa energia injetada na rede é contabilizada e torna-se “um crédito” para ser utilizado a noite, ou nos meses que não se produza energia. Pode-se dizer que é um sistema no qual a energia ativa injetada por unidade consumidora com microgeração distribuída ou minigeração distribuída é cedida, por meio de empréstimo gratuito, à distribuidora local e posteriormente compensada com o consumo de energia elétrica ativa dessa mesma unidade consumidora ou de outra unidade consumidora de mesma titularidade da unidade consumidora onde os créditos foram gerados, desde que possua o mesmo Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ) junto ao Ministério da Fazenda.

Sistema Fotovoltaico

Sistema fotovoltaico significa que um gerador de energia será projetado para fornecer energia solar, através de células fotovoltaicas. Consiste de vários componentes, incluindo: painéis fotovoltaicos para absorver e converter a luz solar em eletricidade, um inversor solar para mudar a corrente elétrica de CC para CA; assim como a estrutura de montagem, cabos e outros acessórios elétricos para configurar um sistema completo.

Sistema híbrido

Um sistema solar elétrico ou fotovoltaico que inclua outras fontes de geração de eletricidade, como geradores de vento ou diesel.

Sistemas mono, bi e trifásicos

Tipo de ligação elétrica entre a unidade consumidora e a distribuidora. A escolha é realizada a depender da quantidade e potência dos dispositivos eletroeletrônicos utilizados pela unidade. Regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) através da REN-414, que informa: conexão monofásica igual a 30 kWh, conexão bifásica igual a 50 kWh e conexão trifásica igual a 100 k Wh.

Sobrecarga

Forçar a corrente numa bateria totalmente carregada. A bateria será danificada se for sobrecarregada por um longo período.

Sputtering

Um processo usado para aplicar material de semicondutores fotovoltaicos a um substrato por um processo de deposição de vapor físico onde íons de alta energia são usados para bombardear fontes elementares de material semicondutor, que ejetam vapores de átomos que são então depositados em fina camadas em um substrato.

SSL

LED solar baseado em modelos de iluminação de rua de Novergy. Incluem o módulo solar, o controlador solar, a bateria, etc. Eles estão tendo várias características, tais como automático Crepúsculo para Dawn capacidades e muitos recursos de proteção, tais como bateria de descarga profunda e sobrecarga de proteção.

Standby Current

Esta é a quantidade de corrente (potência) utilizada pelo inversor quando não há carga ativa (energia perdida). A eficiência do inversor é menor quando a demanda de carga é baixa.

STC (condições de teste padrão)

Condições em que um módulo é normalmente testado em um laboratório. As condições típicas do STC são a radiação solar de 1000 W/m2, am de 1 e temperatura de 25 graus C.

String

Um número de módulos fotovoltaicos ou painéis interligados eletricamente em série para produzir a tensão de operação exigida pela carga.

Substrato

O material físico sobre o qual é aplicada uma célula fotovoltaica.

Superstrate

A cobertura no lado ensolarado de um módulo fotovoltaico (PV), fornecendo proteção para os materiais PV de impacto e degradação ambiental, permitindo a transmissão máxima dos comprimentos de onda apropriados do espectro solar.

T

Temperatura ambiente

A temperatura da área circundante. Pode ser medido em Celsius ou Fahrenheit pelo uso de equipamentos comumente disponíveis, tais como IDT/pt/etc.

Tensão de corte

Os níveis de tensão (ativação) em que o controlador de carga desconecta a matriz fotovoltaica da bateria ou da carga da bateria.

Tensäo COV (tensão no circuito aberto)

A tensão de um painel solar fotovoltaico em estado de circuito aberto quando não está ligado a qualquer carga ou inversor ou controlador de carga, mas exposto a insolação solar.

Tensäo PMV (tensão na potência máxima)

A tensão na qual a potência máxima está disponível a partir de um módulo fotovoltaico. Tensão de saída da matriz fotovoltaica carga. A tensão de funcionamento do sistema depende da carga ou das baterias ligadas aos terminais de saída. Normalmente, os sistemas on-Grid operam em qualquer 600VDC ou 1000VDC. Hoje em dia os sistemas estão igualmente disponíveis em umas tensões mais elevadas tais como 1500VDC.

Tensão nominal

Uma tensão de referência utilizada para descrever baterias, módulos ou sistemas (i.e., uma bateria de 12 volts ou 24 volts, um módulo ou um sistema).

Tensão do Open-circuit (Voc)

A tensão máxima possível através de um módulo fotovoltaico; a tensão através da célula na luz solar quando nenhuma corrente está fluindo.

Tenção / Proteção da tensão

Muitos inversores possuem circuitos sensoriais que desconectarão a unidade da bateria se os limites de tensão de entrada forem excedidos.

Tensão / Regulação da tensão

Isto indica a variabilidade na tensão de saída. Algumas cargas não vão tolerar variações de tensão maiores do que alguns por cento.

Teor harmônico

O número de freqüências na forma de onda de saída, além da freqüência primária (50 ou 60 Hz.). A energia nestas freqüências harmônicas é perdida e pode causar o aquecimento excessivo da carga.

Turn-key (solução)

Produto ou serviço provisionado de forma completa em que o seu uso é realizado de forma imediata.

U

Usina Solar

É um local que reune um grande número de módulos solares fotovoltaicos, dispostos de forma estruturada, que juntos são capazes de produzir grande quantidade de energia elétrica a partir da captação da luz do sol.

V

Vida flutuante

O número de anos que uma bateria pode manter sua capacidade indicada quando é mantida na carga do flutuador.

W

Wafer

Uma folha fina de semicondutores (material fotovoltaico) feita cortando-a de um único cristal ou lingote.

Watt pico

É a máxima potência gerada por um painel solar fotovoltaico em uma condição ideal.

Watt

É uma unidade de potência.

Watt-hora

É a unidade de medida de energia e hora, uma unidade de tempo. É a quantidade necessária para alimentar uma carga com potência de 1 Watt durante 1 hora.



Palavras-chave: 
"solar", "pv", "fotovoltaico", "photovoltaics", "tecnologia ambiental", "energias renovaveis", "módulos pv", "celula pv", "limpeza mecânizada", "plantas solares", "boilers", "coletores", "inversores", "módulos BIPV", "módulos solares verticais", "módulos CIGS", "plantas solares flutuantes", "sistemas de estrutura", "serviços de instalação", "sistemas off-grid", "sistemas de proteção", "feira", "curso", "financiamento solar".

RSS AMBIENTAL MERCANTIL

SIGA-NOS NAS REDES:

Estatísticas

56515 visualizações

504 Anúncios

627 usuários